DOWNLOAD SOBRE TEMAS DIVERSOS

-----------------------------------------------------------------
 

VINHO, RESVERATROL E SEUS BENEFÍCIOS

Para downlaod o trabalho científico que aborda as características peculiares do vinho, visando esclarecer os seus benefícios e elucidar o quê, como e o porquê as substâncias contidas no vinho (em especial, o resveratrol) beneficiam o organismo humano, por meio de um estudo descritivo e retrospectivo, utilizando-se como fontes de informação técnico-científica: bases eletrônicas de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), National Institutes of Health (PubMed e MedLine), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), além de fontes secundárias,  que teve como foco de busca os estudos com evidência científica realizados com modelos animais e, também, em humanos, principalmente, quanto aos efeitos do resveratrol. A pesquisa evidenciou a capacidade do resveratrol em evitar a arteriosclerose, as doenças inflamatórias e alérgicas, os problemas cardíacos, entre outros agravos à saúde. Dentre as substâncias encontradas no vinho, o resveratrol destaca-se por suas propriedades terapêuticas benéficas.

 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
 

 

Estudo o Efeito do Reiki na depressão de pessoas idosas em casas de repouso
Zeynep Erdogan da Universidade Ecevit Bulent – Zonguldak – Turquia e Sezgi Cinar da Universidade Manisa Celal Bayar – Manisa – Turquia
Publicado no Indian Journal of Traditional Knowledge – Edição Janeiro/2016 - Vol. 15 pg 35 a 40

O objetivo deste estudo foi a avaliação do efeito do Reiki na depressão em pessoas idosas residindo em casas de repouso. O estudo foi conduzido de forma aleatória, controlada e experimental. O universo do estudo consistiu em 170 idosos e 90 seniores voluntariaram-se para o estudo preenchendo os critérios que formam a amostra. Os noventa indivíduos foram separados em três grupos através de um método de amostragem aleatória: 30 no grupo de Reiki, 30 no grupo simulado e 30 no grupo de controle. A informação foi recolhida usando a Geriatric Depression Scale (GDS). Houve uma redução significativa no escore da depressão para o grupo de Reiki, enquanto que não houve diferenças significativas nos escores da depressão para o grupo simulado e grupo de controle, nas 4ª, 8ª e 12ª semanas. 
Veja o estudo pelo link abaixo


 

----------------------------------------------------------------------------------------------

 

A ORIGEM DO HORÓSCOPO CHINÊS 

Você conhece a origem do horóscopo chinês? 
Conta-se que Buda resolveu fazer um teste com os animais existentes para ver quais eram dignos de suas bençãos. Os convidou para um banquete organizado para a festa do ano novo lunar. O local era o topo de uma alta montanha e que para ter acesso a ela, os animais deveriam antes atravessar um perigoso rio.
De todos, apenas doze animais conseguiram chegar, uns ajudando ao outros na travessia do perigoso rio.
Vendo a harmonia entre os animais, Buda além das bençãos, deu de presente a cada um por ordem de chegada, um ano para representar, fazendo deles seres abençoados pelo poder do Wu Xing (os 5 movimentos chineses – madeira, fogo, terra, metal e água – muito confundido com os 4 elementos ocidentais)
E assim os anos se sucedem e a cada ano, as características de seu animal regente associado ao seu movimento.
Em anexo a tabela com os anos e seus respectivos animais e movimentos, lembrando que o ano chinês segue o ciclo lunar e não o solar.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

MP3 - JORGE BENJOR E O HERMETISMO SETENTISTA

Início década de 70, Raul Seixas e Paulo Coelho (na época apenas o parceiro musical do Raul) compunham músicas como Sociedade Alternativa lembrando Aleister Crowley. Um período em que os estudos místico-esotéricos estavam sendo praticados por muitos brasileiros principalmente no eixo Rio/São Paulo e Porto Alegre.
Posto aqui, três músicas de um disco da época A Tábua de Esmeraldas, de Jorge Ben, que transitou discretamente também por esta senda e fazia referência neste disco, à Tabua de Esmeraldas de Hermes Trimegistos, bem como, ainda cantava sobre os Alquimistas. Recordações de tempos místicos...
O arquivo está compactado em winrar.

Jorge Bem Hermetico.rar (24909338)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

E-BOOK - O BHAVAGAD GITA

O Bhavagad Gîtâ é um episódio da grande e antiga epopéia hindu, intitulada Mahâbhârata, que contém 250.000 versos, descrevendo a grande guerra entre os Kurus e os Pândnvas, que tinha por objetivo a posse de Hastinapttra, um dos centros mais importantes da civilização ariana. Em sua forma literal, apresenta o Bhagavad Gîtâ um interessante diálogo entre Krishna e Arjuna, tratando de um fato histórico; mas os Mestres hindus dizem que este livro maravilhoso tem sete sentidos, e aconselham ao leitor esforçar-se por penetrar no seu mais profundo sentido interior ou espiritual.

A leitura desta Sublime Canção é útil para todos: cada um, porém, poderá assimilar e compreender só aquilo que estiver em harmonia com o desenvolvimento de suas faculdades psíquicas e espirituais.

Traduzido da edição inglesa 

Link para download

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------


TEXTO – O GITA DE RAUL SEIXAS/PAULO COELHO E O BHAGAVAD GITA

Sabia que a histórica canção Gita, lançada em 1974, aquela que diz: Eu nasci há dez mil anos atrás... de Raul Seixas e Paulo Coelho foi inspirada no diálogo entre o herói Arjuna e o avatar Krishna que está no poema hindu Bhagavad Gita, daí o nome Gita?
Posto para download o diálogo citado deste belíssimo épico hindu.

Link para download

 
----------------------------------------------------------------------------------------------- 
 
RARIDADE - OS DESENHOS ORIGINAIS DO PEQUENO PRÍNCIPE
Foi durante os dois anos que passou em solo americano que Saint-Exupéry escreveu a sua obra mais aclamada – mas não viveu para entender a dimensão do fenômeno que havia criado. Isso porque, poucas semanas depois da publicação do livro, em 1943, o autor resolveu embarcar em uma missão de reconhecimento no território francês ocupado por alemães. Em 1944, muito antes de ver O Pequeno Príncipe ser traduzido para mais de 250 línguas (incluindo o braille), o escritor desapareceu sem deixar pistas.
Parecendo quase antecipar o destino trágico, pouco antes de partir para aquela que seria a sua última missão, Antoine visitou sua amiga nova-iorquina Silvia Hamilton. Deixando com ela o manuscrito e desenhos originais de sua obra. 
São estas imagens que estão no documento em anexo.
Imagens: Antoine de Saint-Exupéry (1900–1944), O Pequeno Príncipe, The Morgan
Library & Museum, New York, © Antoine de Saint-Exupéry. Fotografias de Graham S.
Haber, 2013

Link para download do material
 
---------------------------------------------------------------------------------------  

 

REIKI E SÍNDROME DE BURNOUT

Um estudo realizado na Universidade de Granada em Madri, Espanha, teve como objetivo investigar os efeitos imediatos na imunoglobulina A salivar (IgAs), na atividade de α-amilase e na pressão arterial, após uma aplicação de Reiki em enfermeiras que sofrem da síndrome de Burnout. Foi realizado ensaio clínico randomizado duplo-cego e placebo controlado, com desenho cruzado. Dezoito enfermeiras (idade entre 34 e 56 anos), com síndrome de Burnout, participaram do estudo que concluiu que uma sessão de Reiki de 30 minutos pode melhorar de forma imediata a resposta de IgAs e da pressão arterial diastólica.

O estudo foi publicado na Revista Latino Americana de Enfermagem.

Lind para download do estudo completo
 
-------------------------------------------------------------------------------------
 
A CIÊNCIA E A EXISTÊNCIA DOS MERIDIANOS
Cientistas da Universidade Nacional de Seul confirmaram a existência de meridianos, aos quais se referem como o “sistema primo-vascular.” Eles dizem que este sistema é uma parte crucial do sistema cardiovascular, confirmando que o sistema primo-vascular é de fato o componente físico do Sistema de Meridianos da Acupuntura. E também tem sido sugerido que este sistema está envolvido na canalização do fluxo energético e da informação transmitida pelos biofotões (ondas eletromagnéticas de luz) e pelo DNA.
Os cientistas coreanos que estudam a medicina oriental com os métodos biofísicos injetaram corante de coloração especial que coloriu os meridianos. Ao injetar o corante nos pontos de acupuntura, eles foram capazes de ver as finas linhas. Estas não apareceram em pontos que não eram de acupuntura, onde não haviam meridianos. Os pesquisadores descobriram que os meridianos não estão confinados à pele, mas são, na realidade, um verdadeiro sistema de condutos através do qual o líquido flui, e que este líquido se agrega para formar as células-estaminais.
Anteriormente, os cientistas usaram uma combinação de técnicas de imagem e tomografia computadorizada para observar pontos concentrados de estruturas microvasculares, que correspondem claramente ao mapa dos pontos de acupuntura criado pelos praticantes de medicina energética chinesa na antiguidade.
Num estudo os pesquisadores usaram tomografia computadorizada por contraste com a radiação incidente em ambos os pontos, os de não-acupuntura e os pontos de acupuntura. As tomografias revelaram distinções claras entre os pontos de não-acupuntura e os pontos de acupuntura das estruturas anatómicas.
Baixe o estudo original publicado no Journal of Electron Spectroscopy and Related Phenomena pelo link abaixo.
 
-------------------------------------------------------------------------------------